segunda-feira, 1 de junho de 2009


JANELA DA ALMA. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Intérpretes: José Saramago, Wim Wenders, Paulo Cezar Lopes, Agnes Varda, Marieta Severo, João Ubaldo Ribeiro, Walter Lima Jr. Arnaldo Godoy, Eugen Bavcar e outros. Brasil: Europa Filmes, 2002.1 DVD (73 min).

JANELA da Alma. Direção:

O belíssimo documentário de Walter Carvalho e João Jardim tem como tema a cegueira. O documentário mostra o como pode ser a vida de alguém com a visão prejudicada. O titulo Janela da Alma foi inspirado numa frase de Leonardo da Vince que diz: O olho é a janela da alma, o espelho do mundo, os diretores também buscaram entrevistar artistas, intelectuais e pessoas comuns da Europa e do Brasil recorreram á filosofia,á medicina , á biologia, á música e a literatura para investigar o tema do documentário, a visão.
No documentário são vistos vários relatos de pessoas com deficiência visual, que vão da miopia a cegueira Um forte relato é o do fotografo esloveno Eugen Bavcar que apesar de cego consegue fazer fotos maravilhosas com o auxilio do tato da imaginação e da audição outro relato é o do vereador Arnaldo Godoy, de Belo Horizonte que aparece no documentário e conta com ótimo humor como é a vida sem enxergar. Algo que se destaca é a superação de pessoas “comuns” a artistas que mesmo com a cegueira vive um vida normal e em nenhum momento sentem-se excluídos apesar dos problemas.
Acompanhado de torrentes de discursos com imagens focadas, desfocadas e refocadas o documentário permite ao telespectador uma visão ou "não visão" de uma pessoa com um alto grau de assiduidade visual. Janela da alma mostra um mundo saturado de imagens que visam atrair o olhar para o consumo ( as propaganda). Os diretores do documentário habilmente tornam o filme cada vez mais denso, que tem como tese central a visão como construção cultural, é uma expressão pessoal em que apesar de todos não verem nada enxergam muito da vida, o que torna “janela da alma" um filme luminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário